OPÇÕES
versão para imprimir
enviar texto por e-mail

TEXTOS

O cheiro do perfume


Marcel Reich-Ranicki
in Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung

A obra de Stefan Zweig

Marcel Reich-Ranicki
in Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung
4 de novembro de 2008

Que valor o senhor confere à obra literária de Stefan Zweig, principalmente aos seus contos? Dr. Uwe Wolfradt, Halle (Saale)

Reich-Ranicki: Há uma semana eu escrevi aqui sobre Stefan Zweig, anunciando, no final, que voltaria a escrever sobre ele, referindo-me principalmente às suas bem-sucedidas novelas. São elas que, ao que parece, mais interessam os nossos leitores.
Em primeiro lugar é importante indicar um livro extraordinário que merece ser lido, a autobiografia de Stefan Zweig, O mundo que eu vi (Die Welt von gestern), escrito ainda durante a guerra mas que só saiu publicada depois da morte do escritor.
Vale a pena ainda ler o último livro de Zweig (que não foi concluído por ele), a monografia sobre Balzac. Os especialistas em literatura francesa não a levam muito a sério, e infelizmente têm lá os seus motivos. O livro revela o mesmo erro de muitos outros de Stefan Zweig: é bom de se ler, porém não é muito sério.
Na maioria das novelas de Zweig, o herói é uma pessoa cuja psique parece ser normal. Mas um acontecimento qualquer – geralmente, um encontro inesperado – torna visível um complexo até então oculto desta pessoa, complexo este que acaba deixando transparecer a deformação psíquica deste herói.
Em muitas novelas de Zweig trata-se inequivocamente de um complexo erótico, como acontece em Amok, a história de um médico que depois de um estelionato foge para a Indochina e cai no fascínio de uma mulher arrogante. Zweig coloca na boca deste médico: “Fatos enigmáticos, de natureza psicológica, exercem sobre mim um poder perturbador. Sinto-me visceralmente excitado em descobrir os contextos, e pessoas estranhas deflagram em mim, por sua mera presença física, uma paixão de querer saber mais sobre elas, não muito menor do que o impulso de querer possuir uma mulher”. É o que diz o personagem, mas não pode haver dúvida de que estamos diante de uma autocaracterização do próprio Zweig.
Na novela 24 horas da vida de uma mulher (Vierundzwanzig Stunden aus dem Leben einer Frau) esta sanha erótica é evidenciada a partir do exemplo de uma senhora nobre que é também uma mãe exemplar. Em Carta a uma desconhecida (Brief einer Unbekannten) é a história de uma mulher que desde a sua primeira juventude ama o seu vizinho, um famoso escritor. Este amor leva a um estado patológico e, finalmente, ao suicídio.
Além dos motivos eróticos, o complexo de inferioridade tem um papel importante na obra de Zweig – em novelas como Leporella e Ocaso de um coração (Untergang eines Herzens). Zweig também tem um forte interesse por pessoas que têm um talento especial (A coleção invisível, Xadrez). As novelas de Zweig sempre oferecem principalmente um retrato do personagem principal. O trabalho psicológico é o objetivo de cada um desses contos. Muitos deles, naturalmente, são um pouco decepcionantes no final. Depois de ler até mesmo a novela Xadrez, brilhantemente bem escrita, resta involuntariamente a pergunta: “E daí?” Essa novela, cujo enredo sem dúvida é fascinante, não dá ensejo a reflexões mais profundas. Não poderia ser diferente, pois Zweig passou toda a vida sob a influência de uma ilusão arriscada: segundo ele, o conjunto de biografias resultariam num retrato do mundo, uma abreviação acertada. Trata-se de um mal-entendido que subjaz às novelas de Zweig. Pois não existe a redenção através da psicologia.
Em muitos dos trabalhos de Zweig o seu domínio brilhante do ofício literário é inegável. Pode-se dizer muito coisa positiva sobre o seu estilo, mas não se pode negar que o seu alemão é algo prolixo, chegando, às vezes, a ser um pouco tagarela. São evidentes os esforços do autor por conseguir uma prosa que seja o mais agradável possível.
Incomodava-o, em seus primeiros escritos, disse certa vez Stefan Zweig, o cheiro de papel perfumado. Com o tempo, esse cheiro se tornou mais discreto e sutil, começou a evocar perfume mais nobre – mas ainda assim, perfume.